O que é aprendizagem significativa: Dificuldades de aprendizagem em crianças

A aprendizagem significativa baseia-se em certas qualidades de comportamento que ocorrem no relacionamento pessoal entre o facilitador e o aprendiz.

As qualidades e atitudes que facilitam a aprendizagem são:

· Autenticidade do facilitador de aprendizagem – quando o facilitador é uma pessoa real, que se apresenta tal como é e entra em relação com o aprendiz sem transparecer nenhum tipo de superioridade tem muito mais probabilidade de ser eficiente e ser um facilitador da aprendizagem. Ser autêntico nem sempre é fácil, porém para a pessoa que quer se tornar aquele indivíduo revolucionário é uma atitude básica.

· Apreço, aceitação, confiança – apreço ao aprendiz, a seus sentimentos, suas opiniões, sua pessoa; aceitação enquanto pessoa, única; confiança a convicção de que essa outra pessoa é fundamentalmente merecedora de crédito. O que se tem que levar em consideração é que o aprendiz tem que ser considerado como humano imperfeito, dotado de muitos sentimentos, porém com muitas potencialidades.

· Compreensão empática – quando o professor tem a habilidade de compreender as reações íntimas do aluno tendo percepção sensível do modo de como o aluno vê o processo educacional e de aprendizagem. A atitude de estar no lugar do outro de ver como o outro.

Mediante as exposições de grandes teóricos e pesquisadores na área da aprendizagem humana reconhecemos a difícil tarefa em compreender e defini-la. Porém, sua compreensão e seu estudo fazem-se importante ao educador, mediante os grandes desafios que este encontra em sua prática pedagógica.

Desta forma, reconhecer as diferenças entre dificuldades e problemas de aprendizagem, aprimora a relação professor-aluno e em muito contribuirão na construção de um processo educativo eficaz, satisfatório e preparado para lidar com os constantes desafios da Educação.

Post a Comment

Spam protection by WP Captcha-Free