O ser humano em si é um organismo que sente, move e pensa e pode adaptar-se na maioria dos ambientes com o qual se defronta.

Veja sobre a influência do estresse na doença cardíaca

Veja sobre fatores de risco nas doenças coronarianas

Veja sobre fortes emoções no ataque cardíaco

Veja sobre aspectos emocionais nas doenças do coração

Veja sobre qualidade de vida e doenças cardíacas

Veja sobre influência das emoções no infarto e nas doenças cardíacas

Em nossa vida cotidiana, nosso organismo sofre várias reações, tais como o medo, a ansiedade, que por sua vez refletem no coração, fazendo com que este bata mais forte e rápido, aumentando consequentemente a pressão arterial.

Porém são as situações persistentes, o tempo e a perda de controle, bem como, o prolongamento que o sistema de defesa e luta do organismo que reflete como grande fator de risco e provocar hipertensão arterial, derrame e infarto do miocárdio.

A incidência de pacientes coronarianos cresceu nos últimos 50 anos, chegando a atingir o primeiro lugar em causa de morte em vários países.

Entre algumas das condições que predispõem aos ataques cardíacos, tem-se: a obesidade, tabagismo, a falta de exercício físico, o hormônio sexual masculino testosterona e a hereditariedade.

A obesidade é um dos fatores de risco que, pela quantidade de gordura excessiva, pode produzir depósitos de gorduras nas paredes das artérias.

O tabagismo ocorre com uma proporção duas vezes maior para causar ataques cardíacos em pessoas fumantes do que nas pessoas que não fumam.

Outros fatores de risco da doença cardíaca e coronariana envolvem o tipo de alimentação, a vida sedentária, e fatores estão ligados ao tipo e a qualidade de vida.

Os fatores de risco para as doenças cardíacas começaram a ser consideradas em meados da década de sessenta, trazendo avanços no tratamento das cardiopatia conseguindo-se resultados satisfatórios.

Uma das causas da cardiopatia é a hereditariedade que pode ocorrer em algumas famílias, isto é resultante da incapacidade do transporte sangüíneo das gorduras e se este mecanismo não funciona adequadamente, a quantidade de colesterol são secretadas nas paredes vasculares.

Um outro fator de risco é a falta de exercícios físicos e estes podem ter uma probabilidade aos ataques cardíacos. Este fator é resultante do depósito excessivo de gorduras nas artérias que não se exercitam, não gastam as substâncias que ingerem e também pode estar relacionados a alguns fatores hormonais que são acumulados no processo do exercício.

Quanto aos fatores emocionais que intensificam como fator de risco da doença cardíaca pode-se observar a ocorrência da morte súbita em indivíduos deprimidos cronicamente ou que tenham vivido ou passado por perdas significativas ou que esteja submetidas a situações psicologicamente muito estressantes. É conhecido o fato que a morte súbita pode ocorrer após uma experiência traumática profunda.

Além disso, outros fatores de ordem psicossocial interferem na doença cardíaca como o fato do meio no qual o indivíduo está inserido, competição, baixa estrutura grupal, ambientes aglomerados, sendo que estas tensões contribuem para agravar a doença.

Alguns sentimentos como medo, ansiedade, raiva, podem ocasionar intensa atividade simpática com aumento dos batimentos cardíacos.

Sentimentos de tristeza, abandono, desesperança podem provocar intensa atividade diminuindo o ritmo cardíaco.

As alterações deste ritmo cardíaco nem sempre estão ligadas a estados psicológicos e, geralmente, são ponderadas como reações eletrofisiológicas normais.

Veja mais sobre doença coronariana, fatores de risco para doenças cardíacas, emoções e doenças cardíacas, como as emoções afetam o coração, fatores emocionais nas doenças cardíacas, infarto e estresse emocional, influência do estresse na doença cardíaca, acesse estas categorias no site ou clique nos links desta página.

1. One Response to “Doença do Coração: Fortes emoções e Alterações psicológicas que afetam o coração”

2. tenho um finha de 14 ano 47kg esta com dor no peito encima do coracao e tremura e faltar de ar sera um proprema cardioco

By ivaneide on Mar 9, 2012