Doença Degenerativa – Doença de Huntington – Doença Incapacitante

A doença de Huntington (DH) é um distúrbio cerebral genético degenerativo de herança autossômica dominante.

A doença possui duas características clínicas principais: coréia e distúrbios do comportamento.

Nas fases iniciais a Doença Huntington pode ser confundida com esquizofrenia.

O início da sintomatologia pode-se dar pela predominância de somente um ou de ambos os sintomas.

Sua prevalência na população em geral é de 10/100.000 pessoas, e origina-se mais freqüentemente ao redor da quarta ou da quinta décadas de vida.

A coréia característica da doença pode ter início como uma inquietude sutil de progressão lenta que acaba por tornar-se incapacitante. Ocorrem abalos e movimentos freqüentes, irregulares e bruscos de todos os membros ou do tronco.

Alguns comportamentos nesta doença ocorrem com maior freqüência, as pessoas fazem caretas, gemidos, apresentam dislalia, desarticulação da fala, e estas características podem estar acentuadas.

A marcha torna-se desarticulada e incoordenada e tem uma característica dançante (coréica).

A duração da doença tipicamente ocorre por cerca de 15 anos, mas o tempo pode ser variado. Quando por início precoce, antes dos 20 anos (DH juvenil), está associado com rigidez, ataxia, declínio cognitivo e progressão mais rápida, com duração freqüentemente ao redor de 8 anos.

As convulsões são raras na doença da fase adulta, porém mais prevalentes na doença juvenil.

Veja mais sobre doenças degenerativas, doenças incapacitantes, doenças neurodegenerativas, ataxia, declínio cognitivo, déficit cognitivo, distúrbio cerebral, acesse estas catagorias no site ou clique nos links desta página.

1. One Response to “Doença Degenerativa – Doença de Huntington – Doença Incapacitante”

2. conheco uma pessoa no caso sexo masculino que tem um certo de tique muito estranho fica esticando os bracos o tmpo todo e faz umas caretas mas isso em qualquer local e muito desagravel.isso pode ocasionar algum tipo de doenca no futuro.

By devanir on May 15, 2011