Doença de Pick: Sintomas e Características da Doença de Pick

As características da Doença de Pick são semelhantes à da Doença de Alzheimer, porém com algumas diferenças na neuropatologia da doença.

Na Doença de Pick o cérebro apresenta uma atrofia circunscrita afetando principalmente os lobos frontais e temporais, podendo ainda haver um encolhimento do corpo caloso.

Na doença de Pick fica caracterizado que o cérebro tem o hemisfério esquerdo mais afetado, o córtex motor e o cerebelo geralmente são menos afetados ou estão intactos.

Em análise microscópica as células nervosas na terceira camada do córtex desaparecem primeiro e são substituídas por proliferação neuroglial.

Já as células das três primeiras camadas corticais são mais intensamente afetadas que outras, sendo que muitas delas tornam-se entumescidas e apresentam grandes manchas argentofílicas.

A cromatina das células desaparece, o núcleo celular é deslocado para a periferia e é pálido e vacuolado.

Ainda ocasionalmente placas senis e células de Alzheimer podem estar presentes em pessoas que desenvolvem a doença de Pick.

Na doença de Pick há frequentemente uma história familiar de transtornos degenerativos hereditários e a transmissão da doença parece estar relacionada por herança autossômica dominante de penetrância incompleta.

Veja mais sobre Doença de Pick, diferenças entre Doença de Pick e Mal de Alzheimer, características da doença de Pick, características do Mal de Alzheimer, Doença de Alzheimer, sintomas na doença de Pick, sintomas na doença de Alzheimer, acesse estas categorias no site ou clique nos links desta página.