Como é a Esquizofrenia: Características da doença e sintomas para diagnosticar a Esquizofrenia

A pessoa com esquizofrenia apresenta alguns sintomas que são característicos da doença que incluem:

Veja mais sobre esquizofrenia

Veja mais sobre esquizofrenia na adolescência

Veja mais sobre transtorno de personalidade esquizóide

Veja sobre distúrbios esquizofrênicos

Veja mais sobre tratamento para esquizofrenia

• Percepção delirante, alucinações auditivas na forma de vozes que acompanham a própria atividade em comentários, alucinações auditivas na forma de vozes que dialogam entre si, sonorização do pensamento, vivência de influência corporal, roubo de pensamento, vivências de influências sobre o pensamento, difusão do pensamento.
  • Distúrbios sensoperceptivos, intuição delirante, perplexidade, disposição de ânimo depressivas ou maníacas, vivência do empobrecimento afetivo.

A Esquizofrenia é uma perturbação que dura pelo menos seis meses e inclui pelo menos um mês de sintomas da fase ativa, ou seja, dois ou mais dos seguintes sintomas: delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento amplamente desorganizado ou catatônico.

A Esquizofrenia é um distúrbio psicótico em que uma pessoa perde o contato com a realidade, experimentando idéias bastante irracionais ou percepções distorcidas.

Os sintomas característicos da Esquizofrenia envolvem uma faixa de disfunções cognitivas e emocionais que acometem a percepção, o pensamento inferencial, a linguagem e a comunicação, o monitoramento comportamental, o afeto, a fluência e produtividade do pensamento e do discurso, a capacidade hedônica, a volição, o impulso e a atenção.

Os delírios são crenças errôneas, habitualmente envolvendo a interpretação falsa de percepções ou experiências. Seu conteúdo pode incluir persecutoriedade sendo mais comum, quando a pessoa acredita estar sendo atormentada, seguida, enganada, espionada ou ridicularizada. Pode ainda a pessoa com esquizofrenia acreditar que certos gestos, comentários, passagens de livros, jornais são dirigidos especificamente a elas. Algumas pessoas também apresentam delírios religiosos ou grandiosos.

Veja mais sobre esquizofrenia, características da esquizofrenia, tratamento da esquizofrenia, esquizofrenia no adolescente, tipos de esquizofrenia, como lidar com uma pessoa esquizofrênica, acesse estas categorias no site ou clique nos links desta página.